Sociedade do Quadril remarca eventos postergados devido à pandemia
Marcada para o início de abril de 2021, a JOPPAQ será o primeiro grande evento da SBQ após a pandemia. Já foi confirmado também o XIX Congresso bianual, que será no hotel Ouro Minas, com o qual já foi assinado o contrato. A realização dos dois eventos indicará o fim do que possivelmente foi uma das épocas mais difíceis da história da nossa sociedade. Apesar das perdas tanto humanas quanto materiais, sairemos vitoriosos.
Foi em março que as restrições decorrentes da epidemia que se anunciava “tiraram o chão” não só dos associados, que sofreram financeiramente com a suspensão das cirurgias eletivas, como da SBQ. Nossa sociedade se encontrou de repente na impossibilidade de continuar com os eventos presenciais tão importantes no que tange à democratização do conhecimento e das inovações da ‘arte’ da cirurgia do quadril e para a coesão dos associados. Essa união que sempre representou não apenas a proximidade e troca de experiências entre nós, mas que também contribui para os laços de amizade profunda que nos une.
Felizmente e não por acaso, mas devido à intensa colaboração de dezenas de associados, do empenho das Regionais e das Comissões, foram criados vários eventos virtuais que preencheram a lacuna representada pela impossibilidade dos eventos presenciais.
Primeiro foram os ‘Vídeos de 1 minuto’, experiência que começou incipiente com alguns membros da Diretoria, para logo ganhar adeptos em todos os Estados, com os associados se prontificando a falar sobre vários assuntos para os pacientes. Logo em seguida vieram os ‘Encontros Virtuais com Amigos Verdadeiros’, que nos surpreenderam pela adesão e naturalidade com que foram discutidos os temas escolhidos. Foi um tipo de encontro tão amigável que um apresentador chegou a falar com uma taça de vinho na mão e convidou a que o gesto fosse imitado, num ambiente que lembrava um grupo de amigos numa sala de estar.
Posteriormente tivemos os ‘Talk Shows’, facilitados pela plataforma Zoom que deu melhor qualidade e segurança aos eventos virtuais, o advento do ‘Quadricurso’, que garantiram a qualidade da preparação de quem fará o exame de título.
Para completar, o esforço do diretor científico Ricardo Horta e do presidente da CEC, Marcos Giordano, que além de tornarem realidade os projetos dos encontros virtuais e do Quadricurso, encamparam a proposta de Milton Roos, abraçada e ampliada pela Diretoria, no sentido de que cada Regional montasse um ‘Painel Nacional’ e também participasse ativamente na organização e condução dos eventos virtuais.
O objetivo dessa mudança, trazer para o debate as pesquisas e inovações, os novos conhecimentos desenvolvidos no exterior, mas também a experiência do cirurgião de quadril que trabalha na cidade pequena, a peculiaridade do seu trabalho, onde a dificuldade de conseguir a prótese necessária pode ser problema quase insolúvel.
Esses ‘Painéis’, que vão continuar no ano que entra, difundem a experiência, irmanam o profissional que trabalha numa grande cidade e o que exerce sua missão nos confins do País e tornam a SBQ mais do que nunca a ‘grande família’, expressão do nosso ex-presidente Milton Roos. Nosso objetivo maior está sendo cumprido com esforço e dedicação de todos. Ver a SBQ cada vez mais inclusiva a seus associados e também ao público leigo é motivo de orgulho.
Até quando vão todos esses programas é de difícil resposta. Não sei.
Durarão enquanto houver a participação dos associados, enquanto considerarem importantes, porque na nossa SBQ a Diretoria apenas coordena. Quem manda na nossa sociedade é o associado e por isso os programas continuarão enquanto o associado quiser e estiver presente para aproveitar o esforço que todos estamos fazendo.
Giancarlo Polesello
Presidente
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.