Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 26 de outubro de 2020

Regional Sul promoveu encontros virtuais, inclusive durante o I CGOT virtual

A dor após artroplastia do quadril foi o tema de mais um encontro científico virtual da Regional Sul no dia 20 de outubro, conforme relato do presidente da Regional, Cristiano Diesel. Ele conta que a programação começou com um ‘update’ a cargo de Marcelo Reuwsaat Guimarães, depois do qual foi montada uma mesa redonda moderna coordenada pelo próprio Cristiano Diesel. Os debatedores foram Milton Roos, Carlos Roberto Galia, Marcos Contreras, Lúcio Araújo Toledo e Marcus Bianchi.

No final de setembro a Regional realizou um evento do ‘Clube da Preservadora Virtual’, que teve por palestrantes Marcelo Reuwsaat, Leandro Alves de Oliveira e Renato Locks. Após as apresentações, Bruno Roos coordenou uma mesa redonda moderna na qual foram debatedores Leandro Alves Oliveira, Anthony Yepez, Ramiro Zilles Gonçalves e Rodrigo Scheidt. 

Ainda em setembro um encontro da Regional Sul da SBQ foi realizado durante o I Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia Virtual. O evento foi dividido em duas etapas, pré congresso no dia 1º, com 111 participantes e congresso, no dia 8, com 229 participantes, quando foram abordados os temas: fraturas do fêmur proximal, artroplastias complexas do quadril e instabilidade pós artroplastia.

No pré congresso foram discutidas as fraturas do fêmur proximal, tendo como palestrantes e debatedores Carlos Galia, Luiz Henrique Penteado, Anthony Yepez, Ezequiel Ungaretti, Marcelo Guimarães, Leonardo Comerlatto, Arthur Soares, Ary Ungaretti Neto, Ricardo Rosito, Antero Camisa Jr, Júlio Rigol, Lauro Dornelles e Cristiano Diesel.

A programação do dia 8 teve início com apresentação sobre ‘Displasia do quadril – como realizar uma ATQ’, tema de Carlos Roberto Galia, seguindo-se palestra de Carlos Schwartsmann sobre ‘Osteotemias femorais na artrose do quadril no paciente jovem’. Em seguida, houve debate sobre ‘Artroplastias complexas do quadril’, moderada pelo presidente da Regional, Cristiano Diesel, que teve como debatedores Milton Roos, Márcio Valin, Fernando Mielke, Renato Locks e Rodrigo Scheidt.

O tema ‘Como prevenir a instabilidade na ATQ’ foi apresentado por Bruno Roos e em seguida Guilherme Ricci falou sobre ‘Como prevenir a instabilidade na ATQ’, discorrendo também sobre as alternativas em caso de ATQ instável. A programação se encerrou com outra mesa redonda moderna sobre Desafios da ATQ instável, moderada por Ramiro Zilles Gonçalves e que teve como debatedores André Kruel, Rodrigo Kunz, Willian Dani e Fernando Lupselo.

O presidente da Regional Sul ressaltou a singularidade do evento, pois pela primeira vez o tradicional Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia foi realizado virtualmente, trazendo muitos desafios à sua organização. Acrescentou que “o evento foi um sucesso e houve importante interação e troca de experiência entre as diversas gerações de cirurgiões do quadril do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais
  • Regional Sul