Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 28 de setembro de 2021

Prova virtual para candidatos a associado aspirante teve 89 aprovados

Os primeiros colocados na prova virtual que precedeu o XIX Congresso foram Thalles Martins, Hugo Diniz de Araújo, M. Roxana Viamont-Guerra, Yuri Alfaro, Guilherme Zeni Schuroff, Luciano Ramos Romanelli, Soamy Lima Ramalho, Vitor Pereira La-Gatta, Daniel André Baldasso, Victor Monte Tenorio de Almeida, João Mauro Medina de Morais, Renan Herbert Ferreira, Eduardo Prota, Gustavo Albino, Murilo Luiz Quateiro, Arnaldo Authran Albuquerque Rosa, Rodrigo Terra Lasmar, Bruno Ferreira Gondim, Luiz Alberto Dantas da Silva Junior e Igor Cristiano Vasconelos. Eles foram nomeados individualmente no discurso do presidente Giancarlo Cavalli Polesello, no encerramento do Congresso. 

A prova, o TAA/SBQ. com 172 candidatos, teve 89 aprovados e, embora virtual, seguiu a mesma metodologia tradicional, ressaltou o presidente da Comissão de Educação Continuada, Marcos Giordano, que falou a respeito no seu discurso no encerramento do Congresso.

Giordano agradeceu especialmente a dedicação dos integrantes do Núcleo de Ensino e Treinamento, da Comissão de Tecnologia de Informática e a Educat – Plataforma Pedagógica Multifuncional, que adaptou a complexa ferramenta que permitiu a montagem de cinco salas em funcionamento simultâneo e garantiu o acompanhamento de toda a equipe de fiscais e o esquema de coleta e processamento das provas, atribuição das notas e cálculo dos pontos referentes às atividades de que participaram os especializandos. 

O presidente da CEC explicou que, apesar do sucesso da prova virtual, o ideal continua sendo a tradicional prova presencial pois entre as limitações de uma prova feita no computador está o fato de que o candidato tem que responder às perguntas de forma sucessiva, pois não pode deixar de responder a alguma, para voltar a ela posteriormente, pois o sistema não permite.

Giordano disse ainda que como a pandemia afetou de várias formas a preparação dos candidatos o índice de aprovação ficou aquém do esperado, mas lembrou aos que não conseguiram sucesso que terão outra oportunidade na próxima prova e os incentivou a perserverarem. 


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais