Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 20 de dezembro de 2021

Plataforma Zoom levou à integração dos associados dos 14 Estados da Norte/Nordeste

Os eventos virtuais da Regional Norte/Nordeste da SBQ tiveram uma participação tão grande que superou até mesmo as realizações presenciais de maior sucesso da região. A afirmação é do secretário da Sociedade, Tiago de Morais Gomes, que considera a assinatura da plataforma Zoom como uma das iniciativas mais importantes da Diretoria atual.

“A grande extensão territorial da Regional sempre foi um dos nossos maiores problemas”, afirma Tiago, pois fica muito difícil trazer os associados do Amazonas e Pará, por exemplo, para uma reunião científica em Maceió. 

À medida que a Zoom foi disponibilizada para as Regionais da SBQ, entretanto, a adesão dos associados de todos os Estados e municípios mesmo os mais distantes foi crescendo, pela facilidade de acompanhar as sessões científicas virtuais, sem o ônus do tempo dispendido e dos custos necessários nos deslocamentos que antes tinham que ser realizados.

Na visão tanto do presidente da Regional, Fábio Vidal Moriya como do secretário Tiago, embora contratada para sanar um problema pontual, o distanciamento forçado pela pandemia, a Zoom veio para ficar e continuará sendo usada para muitos eventos, sem prejuízo dos presenciais, como o curso recentemente promovido pela Preservadora, no Recife. 

A integração e a interligação alcançados com o emprego da nova ferramenta levaram a uma aproximação importante e extremamente útil entre os cirurgiões de quadril de todos os Estados da Regional. 

Curso ‘hands-on’ no Recife

O retorno dos eventos presenciais foi feito em alto estilo pela Regional Norte/Nordeste presidida por Fábio Moriya que, juntamente com a Comissão de Cirurgia Preservadora dirigida por Marcelo Queiroz realizou no início de novembro um ‘Curso Teórico e Prático –hands-on – em modelo anatômico. A organização e a coordenação em Recife foi feita pelo secretário da Regional, Raul Carneiro Lins, que também integra a Comissão de Cirurgia Preservadora. 

O local foi o Auditório e Laboratório de Artroscopia Orthoserv, em Recife e os palestrantes o presidente da SBQ, Giancarlo Cavalli Polesello, Felipe Lima, Luis Felipe Elias, Carlos César Vassalo, Marco Pedroni, o presidente da Comissão, Marcelo Queiroz e Raul Lins.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais
  • Regional Norte/Nordeste