Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 14 de maio de 2021

Perguntas e temas da prova de título virtual foram concluídas dia 1º, pela CEC

A Comissão de Ensino e Treinamento – CEC informou à Diretoria presidida por Giancarlo Polesello que em reunião realizada em São Paulo, nos dias 30 de abril e 1º de maio, foi concluída a preparação da prova para obtenção do Título de Associado Aspirante da SBQ, o TAA-SBQ, que pela primeira vez será virtual.

“A prova será feita em duas etapas separadas por um intervalo para descanso de 15 minutos”, explica o presidente da CEC, Marcos Giordano. Serão cinco salas funcionando simultaneamente, cada uma com no máximo 30 candidatos, na manhã de 7 de setembro. Um fiscal da empresa contratada para aplicar a prova estará em cada sala virtual em operação.

Na primeira parte, teórica, serão apresentadas 100 questões de múltipla escolha e os candidatos terão três horas para respondê-las. Após o intervalo serão apresentados quatro casos clínicos e uma questão sobre temas variados (“miscelânea”), e sobre cada um haverá quatro questões também de múltipla escolha. O objetivo é permitir que nessa prova, que substitui o exame oral, os examinadores possam avaliar aspectos variados, não só o conhecimento direto, mas interpretativos dos candidatos.

Sigilo tornou necessária reunião presencial

Para garantir o sigilo das questões que serão apresentadas, os integrantes do Núcleo de Ensino e Treinamento da CEC tiveram que montar a prova em reuniões presenciais, o que fez com que as questões propostas não fossem nem transmitidas nem discutidas pela internet.

Marcos Giordano elogiou e agradeceu o empenho dos integrantes da Comissão, José Milton Pelloso, de Mato Grosso, Thiago Busato, do Paraná, Bruno Roos, do Rio Grande do Sul, Anderson Freitas, de Goiás, Hilton Barros, de Alagoas e Bruno Jannarelli, de São Paulo.

O edital da prova também foi concluído e será disponibilizado no site da SBQ e a relação de aprovados também será divulgada pelo site. A proposta da empresa contratada para oferecer as ferramentas para a realização da prova, Educat –Plataforma Pedagógica Multifuncional, foi selecionada pela Comissão de Tecnologia da Informação, entre várias recebidas e tem especialização em ‘sistemas de gestão de provas remotas’.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais