Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 31 de janeiro de 2022

Novas ideias na primeira reunião de Diretoria

A primeira reunião da nova Diretoria, que foi virtual em decorrência do recrudescimento dos casos de síndromes gripais surpreendeu pela pró-atividade, pelas pesquisas já realizadas entre os associados e pelas ideias e propostas dos presidentes das regionais e das comissões permanentes, que demonstraram grande entusiasmo pela missão assumida perante a sociedade.

“O desejo do retorno logo que possível às atividades presenciais com inúmeras atividades é comum a todos os novos representantes das Regionais”, relata o presidente Marco Pedroni, pois há propostas de muitos encontros científicos com mesas redondas e discussões de casos clínicos.
“Surpreendentemente alguns regionais apresentaram pesquisas recentes feitas entre os associados, que defendem a continuidade de alguns modelos de eventos virtuais, principalmente a discussão de casos clínicos”.

Todos os sete residentes das Regionais estão empenhados em aumentar o engajamento dos associados nas atividades e vão começar a chamar a maior quantidade possível de participantes para tornar mais inclusiva a SBQ e estão consultando os associados para saber quem está interessado em dar aulas ou participar de mesas redondas, o que é importante tanto para os associados mais jovens, como para renovar o quadro de palestrantes. 

As Comissões também chegaram à reunião com uma relação dos projetos que já começaram a desenvolver. As Comissões de Trauma e de Preservadora estão muito empenhadas tentando realizar cursos ‘hand on’, isto é, cursos teórico-práticos em cadáver ou em protótipos de plástico, para estimular o desenvolvimento das mais diversas técnicas e habilidades cirúrgicas. 

A Comissão de Comunicação, por sua vez, está empenhadíssima na continuidade da divulgação das atividades tanto para o público leigo como para os associados, para estes já estando disponível a agenda online de eventos da SBQ. A proposta é ampliar o número de notícias para o site e, importantíssimo, incentivar projetos sociais junto às comunidades, de que é exemplo proposta de evento presencial científico da Regional Sudeste, cuja ‘taxa’ de inscrição será a doação de alimentos e utensílios que serão encaminhados para entidades assistenciais. É a continuidade e ampliação do programa ‘Família SBQ – Sempre Bem Querer’.

A Comissão de TI está a todo vapor, trabalhando no constante  desenvolvimento e atualização do DICE, programa que está sendo empregado para avaliar a evolução e aproveitamento dos especializandos. Já a Comissão de Educação Continuada estará empenhada, através dos seus núcleos de educação continuada e ensino e treinamento em avançar  na atualização constante do conhecimento dos associados e na preparação dos futuros membros da SBQ.

A reunião prolongou-se das 16 às 20 horas da sexta-feira, dia 28 e ainda restaram temas a serem discutidos, que serão debatidos na próxima reunião.

A abertura foi feita pelo presidente Marco Pedroni, seguindo-se a apresentação das sete Regionais, depois do que falou o diretor tesoureiro, José Milton Pelloso, apresentando a situação atual das finanças, previsão de receitas e despesas. Seguiu-se apresentação da CEC sobre os eventos programados, da CET, sobre previsão para Painéis Nacionais, Quadricurso e outros projetos, da Comissão de Comunicação, que apresentou o panorama atual da divulgação tanto para os associados como para os leigos e da Comissão de Tecnologia da Informação, sobre a APP administrativa e perspectivas do DICE.

As Comissões de Trauma e de Cirurgia Preservadora apresentaram seus planejamentos e, antes do encerramento, ainda foram discutidas as provas de título e a previsão dos palestrantes para o próximo Congresso Brasileiro do Quadril


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais
  • Sem categoria