Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 25 de maio de 2021

Livro preparado pela Comissão de Trauma será lançado durante o Congresso virtual

O presidente da Comissão de Trauma, Mustafa Zoghbi, anunciou que, com 15 capítulos escritos por alguns dos maiores especialistas da SBQ, será oficialmente lançado durante o XIX Congresso o livro sobre Trauma. A obra abrange todos os tipos de trauma de pelve e do fêmur proximal e é o primeiro livro da SBQ centrado no tema.

Foi trabalhosa a seleção dos redatores para cada capítulo, afirma Mustafa, pois a sociedade conta com muitos médicos e professores especializados em cada um dos temas. Alguns capítulos foram assinados por mais de um especialista, diz ele, e não tem dúvida de que o resultado do trabalho de mais de um ano é muito positivo e importante, oferecendo subsídios não só para o cirurgião de quadril, como também para os médicos da linha de frente dos Prontos Socorros, que frequentemente se defrontam com problemas de trauma do quadril. 

Além do livro, entretanto, cumprindo a promessa feita ao presidente Giancarlo Cavalli Polesello de continuar com todas as atividades científicas apesar da pandemia, a Comissão também investiu na preparação de dois cursos sobre trauma que foram marcados para outubro próximo e, nos últimos meses realizou mais dois encontros virtuais, inclusive com aulas ministradas por cirurgiões de quadril de outros países.

Todos os eventos da Comissão foram acompanhados por mais de 200 participantes, diz Mustafa, o que comprova o acerto da SBQ ao responder aos problemas gerados pela pandemia com um grande esforço no sentido de transformar todos seus eventos em encontros virtuais, adaptados à linguagem da internet e mantendo a interatividade que caracteriza os eventos presenciais, mesmo no formato virtual das reuniões científicas.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais