Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 16 de fevereiro de 2022

Jornada Itinerante da Paulista e Jornada de Robótica Américas foram no Hospital Samaritano

A Regional Paulista da SBQ Realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Hospital Samaritano de São Paulo a Jornada Itinerante juntamente com a Jornada de Robótica das Américas, com inscrição prévia e número limitado de vagas por conta das regras sanitárias de controle da pandemia.

Os eventos, para os quais vieram a São Paulo associados de vários Estados, contou inclusive com a presença do presidente da SBQ, Marco Pedroni, e teve participação de especialistas internacionais, explica o presidente da Regional, Rodrigo Guimarães: Jesus Javier Martinez, da Espanha, que falou sobre ‘Acesso superior direto com portal assistido e Stefan Riggert, da Alemanha, que foi o palestrante encarregado de discorrer sobre ‘Acesso anterior direto biquíni com portal assistido’. As duas apresentações foram online. 

O primeiro tema do evento foi Displasia. Arthur de Góes falou sobre Diagnóstico e Classificação, seguindo-se Mustafa Zoghbi, sobre Osteotomia periacetabular, Rodrigo Monari ( Blumenau) sobre Tratamento da displasia Borderline – artroscopia ou osteotomia e Fábio Stucchi Devito, sobre Tratamento das displasias graves – tipo 4.

A mesa redonda moderna que se seguiu foi coordenada pelo presidente da Regional Paraná, Thiago Busato e teve como debatedores a Mustafa A. Zoghbi, Alexandre Penna Torini, Rodrigo Monari e o presidente da Paulista, Rodrigo Guimarães.

Após visita à exposição montada no local teve início o módulo Revisão, no qual Roxana Viamont-Guerra falou sobre Diagnóstico e estudo dos defeitos acetabulares e femorais, Edmilson Takata expôs o tema Tratamento dos defeitos acetabulares, Emerson Honda discorreu sobre Tratamento dos defeitos femorais e Thiago Busato fechou o módulo com a apresentação ‘Estudo 3D e próteses customizadas – o que há de novo’.

A mesa redonda que se seguiu foi coordenada pelo presidente da SBQ, Marco Antônio Pedroni e o tema foi debatido por Walter Ricioli Júnior, Osvaldo Nunes Pires, Henrique Gurgel, Marcos Giordano e Arthur de Góes Ribeiro. 

Já no sábado o primeiro módulo, Robótica, ficou a cargo de Carlos César Vassalo, que falou sobre Planejamento pré-operação com Robótica e Procedimento cirúrgico por via posterior, enquanto Osvaldo Pires ficou com os temas Procedimento cirúrgico por via lateral e Primeiros pacientes: o que aprendi e como melhorei minha cirurgia.

A mesa redonda moderna foi coordenada por Osvaldo Pires e professores presentes foram os debatedores.

O segundo módulo, Prótese, foi apresentado pelos dois convidados internacionais e por Vinícius Ferreira Bueno, cujo tema foi Acetábulo de dupla mobilidade: conceitos, indicações e resultados preliminares. 

A mesa redonda foi coordenada por Walter Ricioli Júnior e os debates ficaram a margo de Marcos Giordano, Ricardo Horta, Hilton Barros e Fernando Lupsello. 

Os eventos foram apoiados pela Orthosystem, Amplitude, Baumer, MB Osteos, Ortocir e Implamed.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais
  • Regional Paulista