Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

A História da Sociedade Brasileira do Quadril

Tudo começou com o bom baiano Gustavo Teixeira, sempre inquieto e empreendedor, pensou que, tal qual outras sociedades já existentes, como a do Pé e Mão, o Quadril também deveria tentar agrupar médicos para estudar, desenvolver e divulgar os conhecimentos dessa articulação. Assim, Teixeira, tendo como presidente de honra Márcio Ibraim de Carvalho, uma das figuras mais marcantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, organizou e presidiu o primeiro Congresso Brasileiro do Quadril, ocorrido na cidade de Salvador, em 1981, no Hotel Meridien.

Com a participação do Dr. Eduardo Salvati, do Hospital for Special Surgery, de Nova York, como convidado especial, o evento foi um sucesso, contando com a participação expressiva de aproximadamente 200 ortopedistas. Posteriormente, em 1982, no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, também em Salvador, na Bahia, em uma reunião que havia sido previamente marcada no programa oficial do Congresso, o mesmo grupo de médicos envolvido com a realização do primeiro grande evento de quadril, recebeu a incumbência de organizar o II Congresso Brasileiro do Quadril, em São Paulo, no ano de 1984, e também de elaborar o estatuto da nova Sociedade do Quadril que seria criada.

Naquele mesmo ano de 1982 foi formada a diretoria que organizaria o II Congresso do Quadril, assim constituída: Sérgio Rudelli, presidente; Emílio Noel Cordeiro, vice-presidente; Luiz Alves Ferreira, secretário; Emerson Honda, tesoureiro e José Carlos Affonso Ferreira, diretor científico.

Esse grupo redigiu ainda o primeiro estatuto da Sociedade Brasileira do Quadril. Nesse período, a diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, assim como muitos membros da entidade, temia pelo crescente aumento de sociedades de especialidades e totalmente independentes da sociedade maior, a SBOT. Por isso, decidiu-se mudar o nome da Sociedade Brasileira do Quadril para Comitê do Quadril, com uma diretoria totalmente independente quanto às suas atividades científicas e burocráticas, mas que poderia ser questionada ou mesmo dissolvida diante de fatos considerados graves pela tão somente convocação da Assembleia Geral. A SBOT não perderia a sua supremacia de sociedade-mãe e teria, para evitar possíveis abusos, principalmente quanto à continuidade de alguns membros em postos de mando, o controle do Comitê através da mais democrática das suas reuniões, que era e continua sendo a sua Assembleia Geral.

Dessa forma, em outubro de 1984, foi realizado o II Congresso Brasileiro do Quadri l no Hotel Maksoud, em São Paulo. Foi um evento memorável, com a duração de cinco dias e a presença de, aproximadamente, 450 participantes, além de vários convidados ilustres como os Drs. Maurice Muller, Michel Wroblewski, Renato Bombelli, Parhofer, Marco Lascano e Emile Letournell. Nos segmentos de quadril infantil e do adolescente, que naquela época ainda pertenciam à especialidade, o congresso trouxe a presença dos Drs. Loyd Roberts e John Roberts. No último dia do evento, a Assembleia Geral Ordinária aprovou, por aclamação, o 1.º Estatuto do Comitê Brasileiro da Patologia do Quadril, e a mesma diretoria foi reeleita para dirigir o Comitê do Quadril para o biênio seguinte, com a incumbência de organizar o III Congresso Brasileiro do Quadril também em São Paulo, no ano de 1986.

Foi assim que, em setembro de 1986, no Hotel Hilton, foi realizado o III Congresso, novamente com presenças marcantes da ortopedia mundial, como os Drs. M. Wroblewski, R. Bombelli, Ponsetti, A. Catteral, K. Krakow, G. Galante. As mesas-redondas foram muito participativas, com discussões eventualmente veementes, como aquela entre o Dr. Krakow e M. Wroblewski. Na Assembleia Geral Ordinária, foi eleita, para o biênio seguinte, a chapa única, assim descrita: Emílio Noel Cordeiro, presidente; José Carlos Affonso Ferreira, vice-presidente; Emerson Honda, diretor científico; Roberto Cavalieri Costa, tesoureiro; e Luiz Alves Ferreira, secretário.

Essa diretoria realizou o IV Congresso Brasileiro de Patologia do Quadril, em 1988, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e uma nova diretoria foi eleita: José Carlos Affonso Ferreira, presidente; Irmo Humberto Morelli , vice-presidente; Gottfried Kõberle, diretor científico; Wilson Roberto Rossi, tesoureiro; e Roberto Schmidt, secretário.

No ano de 1990, questões político-econômicas relativas ao país, não tornaram possível a realização do Congresso Brasileiro em Campinas. Sendo assim, o V Congresso Brasileiro de Patologia do Quadril foi então realizado dois anos depois, no Rio de Janeiro, em 1992, tendo o Dr. Paulo César Rondinelli como presidente. Nesta ocasião, foi eleita a nova diretoria, assim composta; Paulo César Rondinelli, presidente; Fernando Pina Cabral, vice-presidente; Pedro Ivo de Carvalho, diretor científico; José Sérgio Franco, tesoureiro; Paulo Henrique Murtinho Couto, secretário.

Esta diretoria realizou o VI Congresso de Patologia do Quadril, a bordo do navio Costa Marina em 1995, sendo eleitos para o biênio seguinte: Pedro Ivo de Carvalho, presidente; Emerson Honda, vice-presidente; Fernando J. Pina Cabral, diretor científico; Paulo César Rondinelli, tesoureiro; e Flávio Moral Turíbio, secretário.

Durante a gestão de Pedro Ivo de Carvalho, o Comitê de Patologia do Quadril foi transformado em Sociedade Brasileira do Quadril, mantendo-se a mesma diretoria nacional e sendo criadas as regionais e o primeiro estatuto da nova entidade. E já sob a égide dessa nova descrição estatutária, foi realizado o VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Quadril em Foz do Iguaçu  (PR), tendo como presidente Paulo G. C. Alencar e a nova diretoria eleita: Emerson Honda, presidente; Nelson Franco Filho, vice-presidente; Paulo G. C. de Alencar, diretor científico; Flávio Moral Turíbio , tesoureiro; e Itiro Suzuki, secretário.

Nesta ocasião foi criada também a regional do Rio de Janeiro, tendo como presidente Emerson Honda, e escolhido Sérgio Rudelli para presidir o VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Quadril, realizado no Hotel Renaissence, em São Paulo, em novembro de 1999. Neste congresso, Paulo Alencar elegeu-se presidente da Sociedade e a cidade de Fortaleza, no Ceará, foi escolhida como sede do IX Congresso Brasileiro do Quadril, com a nova diretoria eleita composta pela seguinte nominata: Paulo Alencar, presidente; Fernando Pina Cabral,  vice-presidente; Pedro Ivo de Carvalho, diretor científico; Luiz Antonio C. Loyola, tesoureiro; e Emerson Honda, secretário.

Por ocasião do IX Congresso Brasileiro de Quadril, em Fortaleza, coroado de absoluto sucesso financeiro e de participantes graças ao competente trabalho de Manuel Joaquim Diógenes Teixeira, assessorado pela diretoria da Sociedade, foi realizada a eleição da nova diretoria, assim composta: Milton Roos, presidente; Flávio Dorcilo Rabelo, vice-presidente; Jorge L. Mezzalira Penedo, diretor científico; Antero Camisa Júnior, tesoureiro; e Tercildo Knop, secretário.

Essa diretoria realizou o X Congresso Brasileiro de Quadril, em 2003, no Rio de Janeiro, presidido por Pedro Ivo de Carvalho e que contou com mais de 650 participantes, além de convidados internacionais como Arturo Corces (USA), Clifford Jones  (USA), Clive Duncan (Canadá), Frank Erbert (USA), Wayne Paprosky (USA) e Rolf Haaker (Alemanha). Neste evento foi eleita a diretoria para o biênio 2004/2005, composta pelos seguintes membros: presidente, Nelson Franco Filho; vice-presidente, Jorge Luiz Mezzalira Penedo; diretor científico,  Ademir Antônio Shuroff; tesoureiro, Bruno Lombardi; e secretário, Itiro Suzuki.

A diretoria eleita realizou XI Congresso Brasileira de Quadril no Oliveiras Place em Goiânia (GO), no ano 2005, e presidido por Flávio Dorcilo Rabelo. O evento, que reuniu 608 participantes, teve como convidados internacionais os Drs. Andrea Fontana, Michael Bishay, Graham Gie, Craig Della Valle, Jorge Barla. No congresso foi eleita a diretoria biênio 2006/2007, assim composta: presidente, Jorge Luiz Mezzalira Penedo; vice-presidente, Ademir Antônio Schuroff; diretor científico, Pedro Ivo; tesoureiro, Sergio Delmonte Alves;  secretário, Nelson Keiske Ono.

O XII Congresso Brasileiro do Quadril, em 2007, realizado na cidade de Belo Horizonte, foi presidido por Sergio Nogueira Drumond, reuniu cerca de 700 congressistas. No congresso foi eleita a diretoria do biênio 2008/2009, assim composta: presidente, Ademir Schuroff; vice-presidente, Emerson K. Honda; diretor científico, Luiz Sérgio Marcelino Gomes; tesoureiro, Marco A. Pedroni; e secretário, Itiro Suzuki.

Já o XIII Congresso Brasileiro de Quadril, em 2009,  foi realizado na cidade de Gramado (RS), presidido por  Milton Roos. Nesta ocasião foi eleita a Diretoria do biênio 2010/2011, composta: presidente, Luiz Sérgio Marcelino Gomes; vice-presidente, Emílio Henrique Carvalho de Almendra Freitas; diretor científico, Nelson Keiske Ono; tesoureiro, Edmilson Takehiro Takata; e secretário, João Wagner Junqueira Pellucci.

Essa diretoria realizou o XIV Congresso Brasileiro de Quadril, em 2011, na cidade de  Foz do Iguaçu (PR), presidido por   Ademir Schuroff,  com público Record de 1007 congressistas. No congresso foi eleita a diretoria do biênio 2012/2013, composta: presidente, Rudelli Sérgio Andrea Aristide;  vice-Presidente, Sérgio Delmonte Alves; tesoureiro, Edmilson Takehiro Takata; secretário, Guydo Marques Horta Duarte; e diretor científico, Carlos Roberto Galia.

O XV Congresso Brasileiro de Quadril foi realizado na cidade de São Paulo em 2013 e presidido pelo Dr.   Emerson Honda. O evento reuniu 892 ortopedistas participantes e contou com 16 conferencistas internacionais e 43 nacionais. Nesta ocasião foi eleita a  diretoria do biênio 2014/2015, composta por : presidente, Sérgio Delmonte Alves; vice-Presidente, Itiro Suzuki; tesoureiro, Guydo Marques Horta Duarte; diretor científico, Edmilson Takehiro Takata; e secretário, Carlos Roberto Galia.

Já o XVI Congresso Brasileiro de Quadril  foi realizado na cidade de Fortaleza (CE), no ano de 2015. Presidido por  Manuel Joaquim Diógenes Teixeira, o encontro reuniu cerca de 1200 participantes. Na ocasião, além da aplicação do exame para título de especialista em quadril, realizado durante o congresso, foi eleita a  diretoria do biênio 2016/2017. Composta pelo presidente, Carlos Roberto Galia; vice-presidente, Guydo Marques Horta Duarte; tesoureiro, Giancarlo Cavalli Polessello; diretor científico, Marcos Noberto Giordano; e secretário, Marco Antônio Pedroni.

Em 2017 foi realizado o XVII Congresso Brasileiro do Quadril, presidido por Jorge Penedo, e foi eleita a  diretoria para biênio 2018/2019, composta pelo presidente, Guydo Marques Horta Duarte; vice-presidente, Marcos Noberto Giordano; tesoureiro, Márcio Rangel Valin; diretor científico, Marco Antônio Pedroni; e o Secretário Giancarlo C. Polessello. 

Em 2019, aconteceu O XVIII Congresso Brasileiro do Quadril, em Goiânia (GO). O encontro, que reuniu profissionais renomados da ortopedista nacional e internacional, foi conduzido por Paulo Silva. Na ocasião, como tradição desse grande Congresso, ocorreu a eleição da diretoria que assumiu o biênio 2020/2021, composta pelo presidente, Giancarlo Cavalli Polessello; vice-presidente, Márcio Rangel Valin; tesoureiro, Paulo Silva; diretor científico, Ricardo Horta Miranda; e secretário, Tiago de Morais Gomes. 

Já o XIX Congresso Brasileiro do Quadril, foi realizado on-line, em 2021, presidido por Guydo Marques Horta Duarte. O evento, pela primeira vez devido à pandemia, aconteceu remotamente. Nessa ocasião, foi eleita a  diretoria do biênio 2022/2023, composta pelo presidente, Marco Antônio Pedroni; vice-presidente, Paulo Silva; tesoureiro, José Milton Júnior; diretor científico, Osvaldo Guilherme Nunes Pires; e secretário, Cristiano Valter Diesel. 

O XX Congresso Brasileiro do Quadril, será em setembro de 2023 na cidade de Gramado (RS), e será presidido por  Carlos Roberto Galia. 

A Sociedade Brasileira do Quadril, legítima porta-voz dos que exercem esta tão importante especialidade, tem um horizonte próspero. Em razão do progresso científico e técnico que se verifica nesta área da medicina, tem um compromisso pedagógico importante a cumprir no contexto da ortopedia brasileira, qual seja o de divulgar o trabalho e a organização de seus profissionais em todos os eventos ortopédicos levados a termo, seja no Brasil ou no exterior.

O histórico foi escrito pelo Dr. Sérgio Rudelli e atualizado pela Diretoria da gestão 2022/2023 da SBQ.