Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 7 de março de 2024

Estágio Intensivo em Cirurgia do Quadril: SBQ lança Projeto Piloto para Aperfeiçoamento Profissional

A Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) lança o Projeto Piloto de Estágio Intensivo em Cirurgia do Quadril. Destinado a aperfeiçoandos de serviços chancelados pela SBQ, Associados Aspirantes e Titulares da SBQ, o programa visa complementar o treinamento em técnicas específicas por meio de visitas observacionais aos centros selecionados. Com duração de 7 ou 14 dias, o projeto oferece uma oportunidade única de aprimoramento da profissão, promovendo a excelência e o avanço da cirurgia do quadril no Brasil.

Estágio Intensivo em Cirurgia do Quadril – Projeto Piloto

I. Do programa:

Objetivo: complementar o treinamento em técnicas específicas através de visita observacional aos centros selecionados.

Público-alvo: aperfeiçoandos de serviços chancelados pela SBQ, Associados Aspirantes e Titulares da SBQ.

Duração: 7 ou 14 dias.

Despesas: A SBQ não assumirá responsabilidade por quaisquer despesas relacionadas a este programa, atuando apenas como um facilitador do contato entre as partes. O centro de treinamento não cobrará pelo estágio oferecido. Despesas de locomoção, acomodação, alimentação e quaisquer outras serão de exclusiva responsabilidade do estagiário.

II. Do funcionamento e da seleção de centros:

Os centros serão primariamente selecionados pela Comissão de TI com base no volume  de procedimentos registrados no sistema DICE no ano anterior. Os centros pré-selecionados passarão por aprovação da Diretoria Executiva, por maioria simples, em reunião ordinária. Serão também consideradas estratégias geográficas e um volume cirúrgico mínimo a ser definido pelo tipo de procedimento. Os centros que cumprirem os requisitos serão considerados aptos a participar deste programa. Caso não haja interesse no programa, os próximos centros serão convidados sequencialmente.

A lista de centros receptores e os procedimentos-alvo serão atualizados bianualmente. O projeto piloto se inicia com Artroscopia e Trauma da Pelve e Acetábulo na primeira etapa, Robótica e Artroplastia de Revisão na segunda etapa.

Este projeto destina-se exclusivamente aos centros de treinamento chancelados pela SBQ e cadastrados no sistema DICE. Baseado nas revisões recebidas, o programa poderá ser descontinuado por decisão de maioria simples da Diretoria Executiva. A divulgação deste projeto será promovida pela SBQ através de seus canais de comunicação e no site.

III.  Dos visitantes:

Este projeto destina-se a aperfeiçoandos cadastrados no sistema DICE e aos Associados Aspirantes e Titulares em dia com suas obrigações junto à tesouraria da SBQ.

Os interessados em realizar os estágios deverão entrar em contato por email com nossa Secretaria: secretaria@sbquadril.org.br

Após a visita, é obrigatório submeter uma avaliação sucinta, por escrito, descrevendo sua experiência e os potenciais impactos em sua prática clínica para o email: secretaria@sbquadril.org.br . Será emitido certificado após o envio do relatório e da confirmação da duração do estágio (7 ou 14 dias)

IV. Centros selecionados 24-25/Cidade/UF/Chefe do Serviço (em ordem alfabética)

Artroscopia do quadril:

1. Dep. Ortopedia FCM Unicamp – Campinas/SP – Mauro Duarte Caron

2. Hospital Regional São José – São José/SC – Daniel Araújo Fernandes

3. Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Filgueira IMIP – Recife/PE – Claudio de Oliveira A. Marques

4. IOT – Passo Fundo/RS – Luiz H. Penteado da Silva

5. Sociedade Hospitalar Angelina Caron – Campina Grande do Sul/PR – Juan Rodolfo V. Capriotti

Trauma de Pelve e Acetábulo:

1. Hospital Cristo Redentor – Porto Alegre/RS – Ramiro Zilles Gonçalves

2. Hospital Geral de Fortaleza – Fortaleza/CE  – Tiago de Morais Gomes

3. Hospital Ipiranga – São Paulo/SP – Dorian R. T. de Menezes Jr

4. Hospital Universitário Cajuru – Curitiba/Pr – Mark Deeke

5. I Jundiaiense OT-FMJ – Jundiaí/SP – Eduardo Gomes Machado


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais