Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 20 de dezembro de 2021

Em sessão científica, Sudeste relembrou Alberto Eduardo Peres, falecido recentemente

A sessão científica do dia 9 de novembro da Regional Sudeste, realizada no Hospital madre Teresa, de Belo Horizonte, incluiu uma homenagem a Alberto Eduardo Peres, da Santa Casa de Belo Horizonte, que faleceu no início de novembro e foi o primeiro presidente da Regional Sudeste.

Na reunião o presidente eleito, Marco Pedroni, fez palestra sobre ‘Revisão Femoral com Haste de Fixação Distal’, à qual se seguiu mesa redonda moderada por Edson Barreto. Os debatedores foram Carlos Emílio, Guydo Marques e Carlos Vassalo. 

Workshop do GEPAF

A IV reunião científica da Regional Sudeste foi a oportunidade para o II Workshop do Grupo de Estudos da Pelve, Acetábulo e Fêmur – GEPAF, no dia 4 de dezembro.

O tema foi Artroplastia Total do Quadril, com palestra do diretor científico eleito da SBQ Nacional, Osvaldo Pires, seguindo-se apresentação de Eliseu Barros sobre Realidade Virtual – Acesso anterior ATQ. 

Na véspera, 3 de dezembro, os temas da reunião da Regional Sudeste foram Atualização em tratamento não cirúrgico da coxartrose, planejamento pré-operatório da ATQ, fixação cimentada da ATQ e ‘Como eu faço – Artroplastia não cimentada do quadril’, apresentação a que se seguiu uma mesa redonda moderna sobre ‘Indicação da Artroplastia Total Primária Cimentada x Não Cimentada, do Quadril.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais
  • Regional Sudeste