Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 28 de setembro de 2021

Comissão de Tecnologia da Informação definiu as plataformas que viabilizaram o Congresso

 mais nova Comissão permanente da SBQ, de Tecnologia da Informação, foi a responsável pela escolha e adaptação das plataformas que garantiram o sucesso do primeiro Congresso virtual da Sociedade Brasileira do Quadril.

Presidida por Anderson Freitas, de Goiás e tendo como membros André Wever, de São Paulo e Thiago Busato do Paraná, a Comissão foi procurar no mercado as ferramentas de Informática que atenderiam às complexas demandas do Congresso. 

As demandas eram muitas. Era preciso identificar os associados adimplentes, que não precisaram pagar para participar, enviar uma senha de acesso para cada um e montar um esquema para a inscrição e pagamento dos demais interessados, inclusive não associados. 

Foi preciso também definir ferramentas para permitir que os participantes do evento tivessem acesso à sala virtual escolhida, que tivessem facilidade para eventualmente trocar de sala e para acompanhar as conferências internacionais através da tradução simultânea, quando fosse o caso. É claro que foi preciso também garantir uma boa recepção das palestras dos palestrantes tanto nacionais como internacionais e injetá-las no sistema do Congresso, com nível adequado de áudio.

As ferramentas para a prova de título também tiveram que ser definidas, incluindo o esquema para que os fiscais acompanhassem a prova, para as correções, para a contagem de pontos adquiridos pelo acompanhamento de eventos científicos e finalmente para a divulgação do resultado final.

Já para a assembleia foi preciso escolher um sistema de votação que permitisse que os associados acompanhassem as propostas de mudança dos estatutos e votassem não só aprovando ou não o que foi proposto, como também votassem nas eleições que definiram a nova Diretoria. A ferramenta escolhida tinha que funcionar de forma não apenas a identificar quem tinha direito a voto, tinha que registrar o voto, garantir o sigilo e permitir a soma, tudo sem falhas. 

Para ter certeza de que tudo funcionaria adequadamente, foram feitas simulações antes do início do Congresso. Foi muito trabalho, reconhecem os integrantes da Comissão, mas tudo deu certo apesar de ser um formato de evento inusitado para o Congresso e valeu o esforço dispendido.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais