Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 29 de janeiro de 2021

Até o fim do mês todos os especializandos da SBQ terão suas senhas para o DICE

A definição das senhas individuais de cada um dos especializandos dos 66 serviços de quadril credenciados pela SBQ para a nova plataforma multifuncional DICE – Desenvolvimento Interno Curricular do Especializando – estará completa até o fim do mês. Esse será o início efetivo de um novo serviço oferecido pela SBQ e que permitirá o acompanhamento da evolução do treinamento de cada profissional no caminho da especialização em cirurgia do quadril e à associação com a SBQ. 

“A nova plataforma foi desenvolvida para permitir o acompanhamento da evolução dos futuros especialistas em quadril pelo interessado e também pelos coordenadores do serviço onde faz seu estágio”, explica o presidente Giancarlo Polesello. A plataforma “permitirá que o interessado registre suas atividades durante o período de especialização, realize a inscrição e execute a prova de título da SBQ, faça o teste de avaliação que será implantado, envie e acompanhe sua evolução de pontos para se tornar membro titular e receba e responda comunicações internas e pesquisas da CEC”, para citar apenas algumas das possibilidades. 

Criada pela equipe da Comissão de Ensino e Treinamento – CET, que é dirigida por Marcos Giordano, a plataforma foi desenvolvida pelos membros, Anderson Freitas e André Wever, que hoje compõem a área de Tecnologia da Informação da SBQ, que relacionaram as necessidades da sociedade, levando-as para a empresa Indicativa, cujo responsável, Ricardo Augusto, se encarregou pessoalmente em formatar o programa.

“Foram oito meses de trabalho”, lembra Anderson, mas com a nova plataforma será possível controlar todo o processo de ensino e treinamento com grande facilidade e eficiência. Ele conta que os chefes dos serviços credenciados foram divididos em três grupos para a apresentação e entrega do ‘software’ e que a última reunião será dia 1º de fevereiro. Os especializandos, por sua vez, recebem o link de entrada diretamente em seus computadores, a partir do qual registram a senha que escolherem. 

TESTE DE AVALIAÇÃO

“Além dos residentes e coordenadores, terão acesso à plataforma o presidente da SBQ e o diretor científico”, explica José Milton Pelloso, que com esse apoio está montando o primeiro Teste de Avaliação do Especializando da SBQ – TAESBQ, que será feito online e terá 50 perguntas de múltipla escolha.

“O teste vai indicar para o preceptor e para o próprio especializando como está evoluindo seu treinamento”, explica Marcos Giordano, e será feito anualmente. Ele lembra, porém, que o potencial do DICE é muito amplo, pois a plataforma inclui uma biblioteca, terá links para o Quadricurso, artigos científicos e facilitará a pesquisa.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais