Desde o início da pandemia, SBQ já realizou 190 eventos virtuais
Desde o início da pandemia, no ano passado, a Sociedade Brasileira de Quadril realizou 190 eventos virtuais, numa demonstração de rápida adaptação às restrições e de aproveitamento dos recursos digitais, que se tornou maior ainda quando a Diretoria contratou a plataforma Zoom, colocada à disposição também das Regionais e das Comissões. O presidente Polesello comemorou o resultado do esforço pois, “apesar das adversidades conseguimos manter a excelência da educação continuada em patamares elevados”, disse.
O levantamento é da Secretaria da SBQ, que constatou caber a liderança aos ‘Encontros Virtuais com Amigos Verdadeiros’, que somam 64 eventos e incluem os Painéis Nacionais, organizados pelas Regionais.
O Quadricurso também se valeu da plataforma para 22 aulas no ano passado e mais 17 até abril, quando foi feito o levantamento, mas com previsão de 52 eventos no total.
A Regional com maior número de eventos virtuais foi a Paulista, com 10, seguida por Norte/Nordeste e Sul, com 8 eventos cada uma, até abril, Paraná com 6, mas o total efetivo é maior, porque essa Regional já vinha realizando Clubes do Quadril virtuais em outra plataforma, antes da contratação da Zoom, Rio com 6, Sudeste com 5 e Centro-Oeste com 3.
Também o GEPAF – Grupo de Estudos de Pelve, Acetábulo e Fêmur, iniciativa do diretor científico Ricardo Horta, realizou 15 eventos virtuais. A Comissão de Cirurgia Preservadora aproveitou a ferramenta para 5 eventos científicos, mesmo número alcançado pela Comissão de Trauma.
Já os ‘Talk shows’ foram 5 e o programa ‘Aprendendo com quem sabe’ registrou 10 eventos. O I Curso Básico de Artroplastia, realizado em março, também foi levado ao ar no formato virtual, que se mostrou muito eficiente no sentido de atrair os associados, o que se explica pela facilidade de acesso, sem necessidade de deslocamento físico, o que economiza tempo.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.