Membros Honorários

Acesse a lista de membros

Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 29 de abril de 2021

Conselho Fiscal da SBQ congrega integrantes de cinco Estados

Da mesma forma que as Comissões e as Regionais, o Conselho Fiscal da SBQ é constituído por especialistas de vários Estados, para que a diversidade de origens dos associados esteja bem representada.

O Conselho Fiscal eleito para o biênio 2020/2021 tem como membros efetivos a Flávio Aranha Júnior, que é de São Paulo, Silvio Neupert Mascke, do Paraná, Marcos Aurélio Silveira, de Minas Gerais e como membros suplentes a Marcos Emilio K. Contreras, de Santa Catarina, Paulo Rogério Ferreira, de São Paulo e Sálvio Lúcio de Almeida Magalhães, do Rio de Janeiro.

O conselheiro Flávio Aranha explica que o CF é estatutário, faz parte da estrutura de governança das instituições e sua missão é fiscalizar os atos praticados pelos administradores, isto é, pelos diretores, comprovando o cumprimento dos deveres legais e estatutários.

“Não é um trabalho simples”, acrescenta o conselheiro, a SBQ atua em todos os Estados brasileiros, tem uma contabilidade complexa e embora seus diretores sejam sempre dedicados e extremamente corretos, os estatutos exigem que todas as operações e atividades sejam verificadas, o que implica em análise das receitas, despesas, centenas de documentos, dados e registros contábeis. 

Exemplo do que precisa ser analisado é a contratação da plataforma Zoom. Ninguém tem dúvidas de que com as restrições decorrentes da pandemia a SBQ precisava uma ferramenta adequada para a eficiente realização de seus eventos na forma virtual, mas é preciso que o Conselho Fiscal verifique se o contrato firmado foi adequado e comprove que a escolha da plataforma foi correta. 

O CF verifica também quais eventos foram realizados após a contratação da plataforma e o grande número de iniciativas decorrentes da contratação, Quadricurso, Encontros com Amigos Verdadeiros, Painéis Nacionais e Clubes do Quadril promovidos pelas Regionais vão constar do parecer emitido ao final da gestão, que analisa o relatório e a prestação de contas da Diretoria, o qual será apresentado e votado na assembleia geral ordinária. 

As reuniões do Conselho Fiscal são formalmente convocadas pelo presidente do CF, as deliberações e o relatório constam de ata de cada encontro preparada pelo secretário do CF e como o resultado do trabalho deve ser transparente, uma vez aprovado o relatório e a prestação de contas anuais da SBQ eles são disponibilizados no Portal da sociedade, onde os associados podem acessá-los.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais