Revista Brasileira de Ortopedia, publicação indexada, vai incluir suplemento da SBQ

O primeiro suplemento da SBQ junto à ‘Revista Brasileira de Ortopedia’, com dez artigos científicos produzidos por associados da Sociedade Brasileira de Quadril será publicado nos próximos meses na ‘Revista Brasileira de Ortopedia’, tradicional e respeitada publicação da SBOT, que circula ininterruptamente há 47 anos e que é indexada. Este será apenas o primeiro suplemento, pois o acordo entre a RBO e a SBQ prevê a inclusão de suplementos periódicos, sempre com artigos selecionados e aprovados por equipes de três professores cada uma, equipes essas que já estão sendo montadas pelo diretor científico da SBQ, Marcos Giordano.

Ao divulgar a notícia de que o diretor da SBQ Giancarlo Polesello chegou a um acordo para a publicação com o editor-chefe da revista, Gilberto Luís Camanho, o presidente da SBQ, Carlos Roberto Galia, destacou a importância do fato, que colocará as pesquisas e artigos originais mais importantes dos especialistas em quadril numa revista indexada internacionalmente e que, apenas em abril último, teve registrados 118.752 acessos de médicos dos mais diversos países.

A RBO tem uma versão impressa, em português, com 10.000 exemplares, enviada bimestralmente aos associados da SBOT e às mais importantes bibliotecas científicas do Brasil e do mundo. A versão online, bilíngue, em português e inglês, pode ser acessada nos endereços eletrônicos www.scielo.br/rbot e www.rbo.org.br.

O presidente Galia lembra que no passado já houve inclusão de artigos de sócios da SBQ na revista, mas numa época em que ela não era indexada e a inclusão foi feita de forma esporádica. Agora, porém, “trabalharemos para que os suplementos circulem com mais frequência, num trabalho que envolve toda a Diretoria, que está de forma sinérgica preparando o sistema de recebimento, submissão e aprovação dos artigos, que terá um software especial”. Esse sistema já está bem desenvolvido dentro da própria SBQ, e avaliadores farão a análise e darão nota a vários quesitos de forma cega, ou seja, não saberão nem de onde vêm os trabalhos nem quem são seus autores. Dentre os quesitos há originalidade, metodologia, utilidade para os membros da SBQ e vários outros.

Os artigos completos, respeitando as regras de submissão de artigos da RBO podem ser encaminhados por via eletrônica ao endereço www.sbquadril.org.br/rbo/ no qual estão também as normas da RBO e instruções aos autores interessados em enviar trabalhos. O prazo para envio dos artigos será entre os dias 15/10 a 30/11/2016.

Os dez melhores artigos recebidos serão entregues à redação da RBO para análise do editor-chefe, prof. Gilberto Camanho e, após aprovação, publicados na íntegra, então com todas as informações sobre autoria. É evidente que o fato de ter um trabalho seu publicado numa revista científica tão importante vai valorizar em muito o currículo dos autores do artigo, conclui o diretor Giancarlo Polesello.

Prof. Camanho explica a importância

Ao dizer que “o Suplemento só de Quadril é muito bem-vindo”, o editor-chefe Gilberto Luís Camanho acrescentou que “as sociedades médicas de especialidade são a força e o futuro da SBOT e, é através destas nossas sociedades, que crescemos e tomamos uma posição de grande importância”.

“Em pouco tempo restará uma pequena parcela para a chamada ortopedia geral e a área será formada por várias sociedades de especialidade as quais, unidas, formarão a SBOT”, afirma ele.

Para Camanho, ‘o CBOT já é um congresso de especialidades, o TEOT deveria ter uma participação mais atuante das sociedades de especialidade e a RBO será uma revista das especialidades, como quase já se tornou”. E no que se refere à RBO, pergunta ele, “quem melhor do que os especialistas para julgar quais os melhores e mais atuais temas da especialidade”. Nesse sentido, conclui, “um suplemento só de quadril é muito bem-vindo e antecipa esta era que já tarda por chegar”.

Localização & Contato


 
 
[contact-form-7 id="1932" title="Contato"]
Itarget Tecnologia