Buscar um especialista

Encontre o mais próximo de você

Área do associado

Acesse conteúdos exclusivos

Publicado em 21 de outubro de 2020

Sociedade do Quadril prepara JOPPAQ, evento híbrido pós-pandemia

A Sociedade Brasileira de Quadril anunciou para o início de abril do ano que vem a XVII Jornada Paulista de Patologia do Quadril que, devido às restrições impostas pela pandemia, não pode ser realizada este ano.

“Será um evento híbrido”, explica o presidente da Regional Paulista, Osvaldo Nunes Pires, “pois reuniremos cerca de 600 associados em Ribeirão Preto, onde se apresentarão presencialmente os palestrantes brasileiros”. Os convidados internacionais, cuja participação é muito importante,  falarão por meio de teleconferência. O motivo, explica, é que se viessem ao Brasil teriam que se submeter a 14 dias de quarentena no retorno a seus países de origem, o que é inviável.

Osvaldo lembra, porém, que o como o combate à pandemia evolui constantemente, há esperança de que até abril as restrições atuais tenham sido eliminadas ou pelo menos amenizadas com o advento de novos recursos, como as esperadas vacinas contra o COVID 19.

Para o presidente da SBQ, Giancarlo Polesello a JOPPAQ, que tradicionalmente acontece em anos alternados com o congresso bianual da entidade ganha maior relevo à medida que será a oportunidade também para a realização do II Simpósio de Cirurgia Preservadora do Quadril e do I Simpósio de Trauma, que igualmente não podem ser realizados no ano em curso por causa da pandemia.

Ele antecipa a importância da JOPPAQ de abril, já anunciada como ‘Uma nova data para discutir os novos tempos’, pois tem acompanhado de perto a montagem da grade do simpósio da Preservadora, sob direção de Marcelo Queiroz e Comissão de Cirurgia Preservadora e do simpósio de Trauma, a cargo de Mustafá Zoghbi e Comissão de Trauma, e que respondem por áreas de grande evolução científica nos anos recentes, no âmbito da cirurgia de quadril.

Os dois simpósios serão realizados no mesmo local da JOPPAQ, o Royal Tulip JP Ribeirão Preto, onde também será montada a exposição dos produtos e serviços das principais empresas do setor, que já estão confirmando presença e reservando espaço para seus estandes.

Osvaldo Pires conta também que essa edição da JOPPAQ terá como presidente de honra o Professor Luiz Sérgio Marcelino Gomes que há muito tempo é o organizador do Evento.

“Marcelino merece essa homenagem”, diz Osvaldo Pires, pois além de ter sido presidente da SBQ, de por anos ter editado a revista ‘O Quadril’, foi também quem montou a primeira prova de título que hoje reúne mais de cem candidatos cada vez que se realiza.

Aguardamos todos em Ribeirão Preto em Abril de 2021.


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.

  • Notícias gerais
  • Regional Paulista