Sociedade do Quadril aproveita a quarentena para aulas online com mais de 150 participantes

Uma seleção cuidadosa de temas apresentados pelos mais experientes cirurgiões de quadril pela plataforma ‘gotomeet.me/SBQ’ está reunindo três vezes por semana mais de um terço dos sócios da Sociedade Brasileira do Quadril no programa ‘Encontros Virtuais com Amigos Verdadeiros’, idealizado pelo presidente da SBQ, Giancarlo Polesello e implementado pelo presidente da Comissão de Educação Continuada da SBQ, Marcos Giordano.

“Embora soubéssemos que o distanciamento social e a suspensão das cirurgias eletivas estão mantendo os associados em casa, não esperávamos uma adesão tão grande”, afirma Giancarlo Polesello. Além da adesão, foi surpreendente o interesse demonstrado pelos participantes. 

O exemplo foi a aula virtual do professor Nelson Franco, de Taubaté, ao final da qual dezenas de ex-alunos aproveitaram o contato para matar a saudade do antigo mestre, já que a ferramenta informática não só coloca na tela a imagem de cada um que assiste o programa, como permite perguntas e comentários em áudio através de um ‘chat’.  

Polesello conta que o ‘Encontro’ teve grande efeito de integração, que ao final da aula Nelson Franco levantou ao vivo uma taça de vinho, num brinde aos participantes. O gesto foi repetido, nos mais variados Estados e cidades do Brasil pelos demais especialistas.

O sucesso da iniciativa fez com que o diretor científico da SBQ, Ricardo Horta, pedisse que as inúmeras perguntas que não puderam ser respondidas ao vivo pelo tempo decorrido fossem digitadas e enviadas ao palestrante, que as respondeu posteriormente.

“A aceitação da aula de Nelson Franco se repetiu ao longo de todos os ‘Encontros’ que se sucederam, explica Polesello e a pedido dos associados foi preciso incluir uma aula não prevista na programação, sobre ‘O impacto da pandemia na cirurgia do quadril’.

O primeiro ‘Encontro Virtual’ foi apresentado pelo próprio presidente da SBQ, que falou sobre ‘Como está a Artroscopia do quadril em 2020’ e, nas seguintes segundas, quartas e sextas-feiras, foram realizados a seguir encontros sobre ‘Avaliação e tratamento do anel pélvico’, por Nelson Franco, ‘Artroplastia total do quadril – práticas’, por Paulo Alencar, ‘Artroscopia do quadril pela técnica outside-in passo a passo’, por Marco Pedroni, e acesso de Stoppa na fratura do acetábulo – indicações e técnica’, por Rolix Hoffmann, ‘Como fazer uma boa cimentação na ATQ’, por Guydo Marques, Osteotomia periacetabular: indicações e técnica’, por Thiago Busato, ‘Artroplastia do quadril na fratura trocanterica: indicações e técnica’, por Mustafa Zoghbi, ‘Revisão de defeitos acetabulares sem enxerto ósseo’, por Pedro Ivo de Carvalho, ‘Ortobiológicos: o que há e o que funciona?’, por André Kruel, ‘Tratamento da fratura instável do colo do fêmur’, por Marcos Giordano e ‘Como fazer o diagnóstico da infecção articular periprotética (IAP), por Marcelino Gomes. 

As aulas serão ministradas sempre no mesmo horário às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto as medidas de distanciamento social perdurarem. 

O presidente da SBQ explica que como “o isolamento social imposto pela COVID-19 tem sido um duro inimigo e um complicado teste para todo especialista de quadril”, o programa se constitui numa forma de permitir a atualização do conhecimento, durante essa parada forçada a que estão submetidos os cirurgiões de quadril.

Localização & Contato


 
 
[contact-form-7 id="1932" title="Contato"]
Itarget Tecnologia