Revista Brasileira de Ortopedia terá só edição eletrônica para aumentar número de artigos científicos

A Revista Brasileira de Ortopedia, que tem mais de 50 anos, passará em fevereiro a ter apenas a edição eletrônica, para aumentar o número de artigos publicados, facilitar as consultas e também para multiplicar os suplementos de subespecialidades.

A informação é do editor-chefe, professor Gilberto Luis Camanho, que ressalta também a economia decorrente já que, muito pesada, a edição impressa representava alto custo de remessa por Correio para os 12 mil integrantes da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Camanho ressalta a limitação do tamanho da revista impressa, que impede a publicação de todos os artigos importantes – e a pesquisa científica da área tem crescido muito no Brasil – e lembra que, com a disponibilidade do periódico pela Internet, poderá divulgar maior número de trabalhos originais dos ortopedistas brasileiros, facilitando a pesquisa, já que a totalidade dos ortopedistas usa os recursos da Informática.

Indexada pela SciELO – Scientific Electronic Library Online, a revista tem uma versão online em inglês e é consultada por médicos do mundo inteiro, tanto que apenas em novembro último teve 145.313 acessos, sendo que do total, 46.599 profissionais baixaram o PDF da publicação. A RBO é considerada a segunda mais importante revista da especialidade no mundo, depois do ‘Journal of Bone and Joint Surgery’.

Como a Ortopedia cobre um universo muito amplo e tem várias subespecialidades, nos últimos anos a RBO passou a publicar suplementos anuais como o mais recente, da Sociedade Brasileira de Quadril, que reuniu as 20 pesquisas mais importantes feitas nessa área durante o ano. São publicados ainda suplementos de Ortopedia Pediátrica e de Mão e separatas de outras subespecialidades poderão ser acrescentados.

Sem receber qualquer financiamento de instituições de fomento, mas inteiramente sustentada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a RBO é bimestral, se destina a “publicar artigos que contribuam para a melhoria e o desenvolvimento da prática, da pesquisa e do ensino da ortopedia e campos correlatos” e não cobra nenhuma taxa para submissão e publicação dos artigos que divulga.

Localização & Contato


 
 
[contact-form-7 id="1932" title="Contato"]
Itarget Tecnologia