Journal of Orthopedics Surgery publica artigo de associado da SBQ

Um artigo científico original sobre a tendência de uso de anticoagulantes menos potentes na prevenção do tromboembolismo após ATQ acaba de ser publicado numa revista internacional, o Journal of Orthopedics Surgery and Research.

O autor, Elmano de Araújo Loures, chefia o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Universidade de Juiz de Fora e a íntegra do trabalho pode ser acessada no endereço eletrônico https://file.scirp.org/pdf/OJO_2018113014311171.pdf.

O objetivo do trabalho, retrospectiva baseada em 341 pacientes, analisou os efeitos de anticoagulantes menos potentes em pacientes de ATQ. O professor Elmano lembra que nos anos recentes uma nova abordagem passou a ser feita no que respeita aos anticoagulantes. A conclusão é que em pacientes sem fatores de predisposição ao tromboembolismo e que passaram por ATQ primária, a aspirina parece ter sido efetiva, com as vantagens do baixo custo – 39 vezes menor que o enoxaparin.

“O estudo, embora com casuística limitada, mostra que mais de 70% dos pacientes submetidos a ATQ foram listados no grupo do AAS e tiveram menos complicações, resultado semelhante ao da literatura contemporânea”. Embora ainda não exista definição quanto à dosagem ou tempo de duração do tratamento, a escolha por doses baixas de AAS parece ser a preferência de muitos autores por minimizar a chance de efeitos indesejáveis.

Esta mudança de paradigmas representa uma guinada radical das antigas recomendações da ACCP e mostram que entramos numa nova era no que concerne a este tópico, conclui Elmano de Araújo Loures.

Localização & Contato


 
 
[contact-form-7 id="1932" title="Contato"]
Itarget Tecnologia