“Em Ortopedia não existem soluções milagrosas”, afirma Sociedade Brasileira do Quadril

A Diretoria da Sociedade Brasileira do Quadril, instituição que reúne 700 especialistas de todo o Brasil lançou um alerta sobre as notícias sensacionalistas segundo as quais a prótese tipo ‘Hip ressurface’ seria uma solução para os casos de fratura de colo de fêmur, problema que afeta dezenas de milhares de idosos, vítimas de queda e de osteoporose.

Falando em nome de todos os associados, o presidente da SBQ, Giancarlo Polesello, contestou matérias publicadas na imprensa que, sob o título de ‘Uma grande conquista da Medicina’ afirmam que a referida cirurgia, que implica no recapeamento da cabeça do fêmur com uma coroa de metal tem se mostrado como a melhor opção para a artroplastia total do quadril’ e nega também que ‘tem sobrevida maior que a prótese convencional’.

“Em Medicina um tratamento só pode ser amplamente recomendado após comprovação de evidências, de resultados estatisticamente assegurados”, afirma a SBQ, “e não é o caso da ‘Hip ressurface’, que é uma novidade ainda em desenvolvimento”. 

O processo apresentado como milagroso por algumas mídias está na realidade em evolução, “a metalurgia está sendo melhorada, estão sendo testadas próteses em cerâmica”, continua a sociedade de especialidade, “e o fato de que em alguns casos pontuais tenha dado certo, não permite endossar o tratamento para todos os pacientes nem sua reprodutibilidade”.

A SBQ informa ainda que as próteses convencionais tem apresentado sobrevida muito além de 20 anos, e a ressurface não tem essa idade, o que não autoriza especulações sobre sua sobrevida.

Ainda segundo a SBQ a divulgação de novos tratamentos de eficácia ainda a ser comprovada caracteriza ‘marketing’ médico, especificamente vedado tanto pelo Conselho Federal de Medicina, como pela Associação Médica Brasileira.

Esse tipo de divulgação pode levar o paciente a erro grave de interpretação e, no caso, omite os fatos de que as dúvidas sobre o “Hip ressurface’ levaram à proibição de seu uso em vários países e também à emissão de alertas e cuidados por parte da Food and Drug Administration – FDA, dos Estados Unidos.

Localização & Contato


 
 
[contact-form-7 id="1932" title="Contato"]
Itarget Tecnologia