Artigos para Pacientes

Por que um especialista?

Diversos pacientes se perguntam: Por que escolher um especialista em cirurgia de quadril? Esse é um questionamento importante que pretendemos esclarecer aqui.

A figura do médico nos primórdios da medicina era de um profissional que era capaz de diagnosticar e tratar qualquer enfermidade. Com a evolução da medicina nos últimos séculos, houve o desenvolvimento de inúmeras especialidades médicas, sendo que hoje existem mais de 50 registradas na Associação Médica Brasileira. Em cada

[...]Leia mais;

O que é Artrose (Desgaste do Quadril)?

O quadril é a articulação (junta) que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores.
No quadril normal a cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Uma articulação, normal deve possibilitar os movimentos do quadril em várias direções, ser estável e indolor.
Existe uma serie de condições que causam doenças na

[...]Leia mais;

O que é Pubalgia?

É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional e de fraqueza muscular nesta região (figura 1).
As queixas normalmente se iniciam leves e incipientes e, geralmente, com o passar do tempo, evoluem

[...]Leia mais;

O que é Osteonecrose ?

A osteonecrose da cabeça femoral, também conhecida por necrose avascular da cabeça femoral é causada por distúrbio de sua vascularização (circulação vascular). Acomete preferencialmente o adulto jovem, de terceira à quinta década e pode causar incapacidade devido a necrose propriamente e a artrose secundaria que acomete a articulação.

Esta condição está associada a vários fatores predisponentes, como por exemplo

[...]Leia mais;

O que é IFA – Impacto Fêmoro Acetabular?

O quadril é uma articulação onde o osso da coxa (fêmur) se encontra com a pelve (acetábulo), como se fosse uma bola em um soquete. O movimento do quadril se faz com a cabeça do fêmur que deve ser totalmente esférica, e se articula com o acetábulo que também deve ser esférico e congruente (encaixado) na cabeça.
Durante o movimento de flexão do quadril, o colo do fémur pode entrar em contato de forma anormal, devido a uma deformidade da cabeça do fêmur ou do acetábulo.
Essas alterações no formato e no funcionamento biomecânico do quadril é conhecido como Impacto Femoro acetabular (IFA). Podemos dizer que existe três tipos de impacto

[...]Leia mais;

Qual é a orientação para fratura de femur?

A fratura do fêmur proximal, tanto do colo do fêmur como da região transtrocanteriana, acomete mais o paciente o idoso. Acontece devido a maior tendência a acidentes doméstico nesta fase de vida: como quedas de própria altura, diminuição da acuidade visual, diminuição de força muscular e reflexos (reação de defesa), pressão arterial lábil, doenças neurológicas, e a facilidade de fraturas pela presença de osteoporose, dentre outras causas. Nos pacientes jovens a principal causa está relacionada a traumas de alta energia, como acidentes automobilísticos e ou moto ciclísticos dentre outras.

O envelhecimento representa a passagem do tempo, não a doença

[...]Leia mais;

O que é DDQ – Displasia de desenvolvimento do quadril?

A displasia do desenvolvimento do quadril (também conhecida pela sigla D.D.Q.) se refere a quadris instáveis. Nestes, geralmente a cobertura da cabeça do fêmur é insuficiente. É um quadro de gravidade variável, podendo haver desde pequenas alterações que podem passar despercebidas por um longo período até luxações francas, quando o quadril já nasce totalmente “desencaixado”. Importante notar que, apesar de ser classicamente considerada como uma doença da primeira infância, pode se desenvolver também durante o crescimento do indivíduo.

A figura abaixo mostra um quadril normal à esquerda e, a seguir, graus variados de gravidade de DDQ. Observe como a cobertura da cabeça femoral mostra-se

[...]Leia mais;

O que é bursite trocantérica ou do quadril?

É uma inflamação da bursa, que é um tecido sinovial localizado na porção lateral do quadril, que serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso do fêmur, chamado de trocânter maior. Esta inflamação resulta em dor na face lateral da coxa muitas vezes com irradiação para nádega e joelho.
A bursite trocantérica muitas vezes é de causa desconhecida, acomete mais mulheres que homens, e pode ser causada por vários fatores

[...]Leia mais;

Artrose do Quadril

A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares (“bicos de papagaio”) (figura 1). Também conhecida como osteoartrose, osteoartrite e artrite degenerativa do quadril, ou simplesmente coxartrose. A coxartrose acomete, na maioria das vezes, pacientes idosos

[...]Leia mais;

Localização & Contato


 
 
[contact-form-7 id="1932" title="Contato"]
Itarget Tecnologia